Contas Nacionais 4º trimestre 2015

Home  /  Indicadores  /  Contas Nacionais 4º trimestre 2015

Contas Nacionais 4º trimestre 2015

A publicação trimestral do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revela que o PIB (Produto Interno Bruto) no 4º trimestre de 2015 apresentou queda de 1,4% na comparação com o 3º trimestre do ano, levando-se em consideração a série com ajuste sazonal. Na comparação com igual período de 2014 a que do PIB foi de 5,9%.

No resultado acumulado do ano até o mês de setembro, o PIB apresentou recuo de 3,8% em relação a igual período de 2014, a maior queda em toda a série histórica de medição, iniciada em 1996.

PIB 2015

 

 

Nesta base de comparação, quatro atividades se destacam por estarem com o desempenho inferior ao do PIB e somente a indústria de extrativa mineral possui desempenho positivo significativo de 4,9%.

Das doze atividades setoriais da economia, oito terminaram o ano com o PIB igual ou inferior a 0,0%.

PIB 2015 SUBSETORES

 

O indicador preocupante é a queda de 14,1% da FBCF (Formação Bruta do Capital Fixo), que representa a capacidade de produção do país (compra de máquinas, equipamentos e investimentos em construção civil) estar diminuindo e a baixa confiança dos empresários com relação ao futuro da economia no país. Historicamente, o valor atual do FBCF é o mais baixo valor medido, superando inclusive a queda ocorrida em 2009, refletindo a crise global.

FBCF 2015

 

Comentem, sugiram temas, ou encaminhem perguntas para maiores detalhes.
Vector Negócio desenhado por Freepik

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *