Obter maior controle sobre a gestão dos orçamentos administrativos. Setores, departamentos, filiais, regionais; o desdobramento da estratégia em orçamentos, monitorados e revisados sob critérios, solicita uma metodologia robusta, de fácil e rápida compreensão, com nivelamento de conhecimento mínimo entre os responsáveis, propiciando uma gestão simples e estimulante a redução de despesas.
Valorizar o processo de auditoria interna. O processo de auditoria interna não pode parar em relatórios sobre o ocorrido, ou em recomendações do que se fazer. Implantar metodologia, capacitar a equipe própria ou ter contratado o serviço de auditoria interna, para fazer do processo de auditoria um processo abrangente, comprometido e atuante nas ações de melhorias.
Implantação e manutenção de Programa de Integridade. Diminuição dos riscos e preparação da empresa para atuar num mercado seguidor da “Lei Anticorrupção”.
Manter as informações dos negócios no mais alto nível de qualidade. A diversidade de processos e operações em execução conjunta podem tomar muito tempo e custo da estrutura e gerar incertezas sobre as informações gerenciadas. Desenvolver e adotar padrões para relatórios de desempenho simples e rápidos, que poderão ainda ser suportados por ferramentas de inteligência de negócios, propiciando informações cada vez mais rápidas e precisas.
Ter o controle sobre situações adversas na execução de projetos. Ocorrências não previstas na execução de projetos, que causam muitas vezes dispêndios onerosos ou até mesmo comprometer a realização do projeto e que poderiam ser evitados, contornados ou terem seus impactos minimizados através da implantação e execução de planos de gerenciamento de riscos.
Executar, de modo estruturado, pequenos, médios e grandes projetos. Suprir a necessidade de exercer uma metodologia para o gerenciamento de projetos. Propiciar que projetos menores sejam delegados a gerentes funcionais, através da capacitação e do suporte especializado.
Acompanhamento do desempenho do projeto. Sistemáticas de monitoramento e controle de projetos através, por exemplo, de metodologia própria, por indicadores, por auditorias preventivas. Conjunto de soluções dimensionado e implantado de acordo com cada necessidade.
Antecipar incertezas quanto ao projeto atender os resultados esperados. Indícios na execução de projetos, apontados muitas vezes através da sua contabilidade, de que seus resultados não serão atendidos, necessitam de uma avaliação pontual, que procure indicar as causas e quais os possíveis planos de recuperação.
Implantar projetos pontuais sem dispor de estrutura própria. Quando a implantação de projetos não faz parte de uma rotina, sendo uma necessidade pontual, o adequado gerenciamento do projeto pode ser viabilizado através do suporte externo especializado.
Desenvolver planos e análises da viabilidade de projetos. Quando decisões de investimentos ocorrem em momentos inadequados e com influências de emoções, que muitas vezes levam a decisões ruins. Definir, implantar e seguir padrão para escolha de projetos e configurações de programas e portfólio.
Implantar o Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP). Acelerar as competências internas da empresa no gerenciamento de seus projetos, através da implantação do EGP (Project Management Office – PMO).
Conhecer as competências no gerenciamento de projetos. Realizar a avaliação do nível de maturidade da empresa no gerenciamento de projetos, traçar e implantar estratégias para sua evolução. Utilizar a avaliação como informação a ser aplicada na equalização de proponentes a uma contratação da execução de projeto.
Comunicar de maneira eficaz mudanças em rotinas, sistemas e em processos. Necessidade de consolidar uma metodologia ou uma mudança na organização, associadas ou não a mudanças no quadro de pessoal, que necessitem de disseminação e uniformidade do conhecimento da cultura, rotinas e processos da empresa através de uma comunicação eficaz.
Padronizar a execução dos processos organizacionais. Reunir as boas práticas da empresa, consolidá-las, validá-las e comunicá-las de maneira que todos acreditem, entendam e as executem. Mapeamento de processos, descrição, treinamento e comunicação de procedimentos e de fluxos estruturados de trabalho.
Implantar ou substituir sistema integrado de gestão empresarial. Os processos organizacionais demandam estrutura de informatização para atenderem a velocidade e o volume atual das operações, com qualidade e segurança. Implantação de sistema sem que para isso haja necessidade de incorporar equipes especificas para essa finalidade no quadro de funcionários.
Revisar a estrutura organizacional. Mapear e avaliar os processos organizacionais, identificando e mantendo aqueles que comprovadamente agreguem valor aos produtos e/ou serviços, ou sejam de atendimento obrigatório a legislação.
Reduzir gargalos no processo de suprimentos. Necessidade de avaliar, propor, implantar e medir o resultado de mudanças em toda a cadeia de suprimentos, para oferecer maior agilidade, decisões melhores e controle estratégico sobre o processo.
Reverter a estagnação ou a queda nos volumes das vendas. Análise do processo de venda, desde o estoque, variedade e qualidade de produtos, sua disposição no ponto de venda, do perfil dos profissionais vendedores, com apoio de sistema de informações para análise e decisões.
Construir uma cultura sustentável e alinhada com os princípios ESG. Avaliar o nível de maturidade da empresa em sustentabilidade e ESG, traçar e implementar estratégias para sua evolução, promovendo uma cultura organizacional que valorize a responsabilidade ambiental, social e de governança.
Comunicar de modo eficaz as iniciativas sustentáveis e os avanços em ESG. Consolidar uma metodologia de comunicação que dissemine de maneira clara e uniforme as práticas sustentáveis adotadas pela empresa, promovendo a conscientização e engajamento de todos os stakeholders.
Padronizar e otimizar os processos sustentáveis da organização. Mapear, descrever e comunicar os procedimentos e fluxos de trabalho relacionados à sustentabilidade, promovendo a adoção de boas práticas e garantindo a eficiência na execução das ações sustentáveis.
Implementar soluções de gestão sustentável integrada. Avaliar e implementar sistemas que viabilizem a gestão eficiente e segura das práticas sustentáveis, permitindo um controle estratégico e de qualidade das operações relacionadas à sustentabilidade e ESG.
Revisar a estrutura organizacional para promover a sustentabilidade. Analisar e adaptar a estrutura organizacional, identificando e priorizando os processos que agregam valor aos aspectos ambientais, sociais e de governança, assegurando o cumprimento das exigências legais e normativas.
Reduzir impactos ambientais na cadeia de suprimentos. Avaliar, propor e implementar mudanças em toda a cadeia de suprimentos, visando reduzir os impactos ambientais, promovendo a sustentabilidade em todas as etapas do processo.
Impulsionar vendas por meio de estratégias sustentáveis. Analisar e otimizar o processo de vendas, considerando fatores como estoque, variedade e qualidade de produtos sustentáveis, disposição no ponto de venda, além de capacitar os profissionais vendedores para promover produtos e serviços alinhados com a sustentabilidade e os princípios ESG.