Como aumentar o faturamento em 2021 / 2022?

Como aumentar o faturamento em 2021 / 2022, em uma fase que tem merecido dos empresários maior atenção?

Há expectativas para retomada dos negócios, reprimidos por causa da pandemia do coronavirus (covid-19). Isso necessitará de maior dedicação comercial.

Com o aumento da demanda virá também o aumento da competitividade. No setor da construção civil essa condição não é diferente.

Mais do que aumentar o faturamento, talvez para muitos empresários o desafio seja manter o mesmo nível de faturamento de anos anteriores. Portanto, mais uma condição para haver uma competividade acirrada.

Diante essas situações muitos utilizam-se de suas experiências e aplicam regras acreditadas como consagradas. Todavia, é preciso estar ciente da nova concorrência.

A cada dia surgem mais e mais ofertas dos mesmos serviços e, do outro lado, ampliam-se as buscas por novas parcerias de negócios.

Para sobressair-se nesse meio é preciso, ao menos, mesclar os métodos tradicionais de prospecção do mercado com outras alternativas de ampliação de presença no mercado.

Nada adianta ter uma boa estrutura e equipe se a empresa não dispor de amplos meios de divulgação do seu negócio. Do mesmo modo, os empresários devem estar ainda mais atentos aos negócios que por ventura venham a surgir, para que possam oferecer seus serviços antes mesmo de seus concorrentes.

Portanto, mais do que pensar em aumentar o faturamento, o ano é oportuno para colocar em prática técnicas novas, associadas as já utilizadas, de como aumentar o faturamento. 

Ampliar a Presença

No setor da construção civil muitas oportunidades de negócio surgem pelo boca a boca.

Pelo tradicionalismo, o contratante (engenheiro, arquiteto ou uma empreiteira) lança-se da sua rede de relacionamentos para buscar por fornecedores, sejam os já conhecidos ou outros.

Essa técnica exige um grande esforço de tempo e ainda pode resultar insatisfatória.

É preciso ir além do boca a boca. Para isso, surge como estratégia de relacionamento no setor da construção civil bases de relacionamento, conhecidas como SRM, sigla em inglês para Supplier Relationship Management, ou traduzindo, Gerenciamento de Relacionamento com Fornecedores.

Informação e Conteúdo

Uma boa disponibilidade da informação sobre a empresa propicia informar como a empresa é, o que ela oferece como serviços, qual é o seu grau de organização, além de outras indicações sobre o seu histórico de atuação.

Uma boa informação não significa quantidade, mas sim, qualidade no conteúdo apresentado.

Um conteúdo mal apresentado, ou apresentado em ambientes inadequados na internet, possui o mesmo efeito de entregar um folder impresso em má qualidade, todo amassado, com uma diagramação visual ruim.

A imagem do conteúdo deve oferecer confiabilidade. Isso é tão importante quanto o próprio conteúdo.

A presença da empresa na internet torna-se crucial. É por meio dela que será construído todo o marketing digital, com a conexão de todas as ferramentas de informação sobre a empresa disponíveis online.

Isso inclui desde páginas em redes sociais até páginas em ambientes voltados para o setor de atuação da empresa.

Comunicação

Regra de ouro: Responda a todo contato comercial.

Seja um fornecedor oferecendo seus serviços, seja um potencial cliente buscando por um orçamento ou por esclarecer uma dúvida. Responda-o.

Principalmente, pelo óbvio, não faça com os outros aquilo que não quer que façam com você. Ou seja, não deixe de responder a uma tentativa de contato de um fornecedor.

Todavia é comum, diante a alta demanda de solicitações de proposta, a escolha por aquelas consideradas mais vantajosas. Contudo, não deixe de agradecer aos convites recebidos e que não irá atender.

A falta de uma resposta, qualquer que seja, é uma quebra grave na comunicação empresarial.

Desse modo é preciso ter especial atenção aos canais de recebimento da comunicação na empresa. Sua empresa poderá perder excelentes oportunidades de negócio apenas porque aquele formulário de contato, no Fale Conosco do site, não estar funcionando.

Talvez provavelmente sua empresa não receba convites para novas oportunidade apenas por ignorar convites anteriores.

Portanto, aquela caixa postal do endereço de e-mail comercial não pode ficar esquecida, sem um responsável.

As falhas na comunicação não param por aí.

Todos da equipe envolvida com a área comercial devem ter conhecimento da nova oportunidade de negócio recebida. Portanto, nada de planilhas pessoais para registrar oportunidades de negócio. 

Uma plataforma de SRM é propícia para eliminar a possibilidade de ocorrerem falhas na comunicação comercial.

Reputação

Em suma, tudo se associa à reputação. Portanto, mais uma vez o boca a boca acaba por comunicar a reputação de uma empresa, seja essa boa ou ruim.

Contudo, o boca a boca pode virar fofoca. Ou seja, pode haver falhas. Podem estar a punir a sua empresa no mercado e você sequer desconfia disso.

Ao contratar ou ao oferecer serviços ao mercado, a melhor maneira de não cair em armadilhas é ter e manter ambientes contendo informações sobre sua empresa.

Esses ambientes vão desde um site corporativo, cadastros mantidos nas principais empresas contratantes e, especialmente, em redes compartilhadas que ofereçam espaço para disponibilizar algum conteúdo sobre a sua empresa (documentos, certidões, atestados, etc.).








Autor: Marco Antonio Portugal
Marco Antonio Portugal. Mestre em Gestão da Inovação e Engenheiro Civil pelo Centro Universitário da FEI, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, MBA Executivo em Administração pelo Ibmec e MBA em Administração pelo Centro Universitário da FEI, possui mais de 25 anos de experiência no setor de Construção Civil. Possui certificação como Project Management Professional – PMP® pelo Project Management Institute – PMI.

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