SEO: Como atrair mais clientes na web para seu negócio

SEO, três letras que, para quem já possui ou começou a preparar conteúdo digital para sua presença na web, já deve ao menos ter ouvido falar a respeito.

Afinal, o objetivo de uma empresa em ter seu espaço digital é obter mais clientes. Sobretudo, para esse conteúdo conquistar destaque, precisa ser relevante para seu público alvo.

Portanto, como destacar-se em uma enormidade de informações disponíveis? Ou seja, como fazer com que o conteúdo digital da sua página web apareça nos primeiros resultados das ferramentas de buscas (Google, Bing, DuckDuckGo, entre outros).

Primeiro, precisamos conhecer minimamente como funciona uma ferramenta de buscas na web.

Como funciona uma busca na web

Em geral, no topo dos seus resultados, as ferramentas de busca trazem o conteúdo patrocinado, se houver.

Sim, há um ‘atalho’ para destacar-se nos resultados. Entretanto, o objetivo aqui é explicar como tirar o melhor proveito dessas ferramentas sem a necessidade de investir em publicidade.

Em suma, essas ferramentas rastreiam as páginas publicadas na web. Como resultado, elas obtêm conteúdos novos e atualizam-se sobre conteúdos que tenham sido alterados.

Sobre esse conteúdo a ferramenta constrói uma indexação. Ou seja, ela oferece um modo de encontrar o conteúdo pelos termos que o usuário busca. Basicamente, palavras-chave ou frases curtas.

Portanto, o melhor buscador na web é aquele que traz, de modo ordenado, o conteúdo com maior relevância para sua busca, no menor tempo possível.

Trocando em miúdos, de nada adiantaria pesquisar sobre ‘maçã’ e ter como resultado ‘banana’. Também não seria nada funcional se cada busca demorasse minutos ou horas para retornar os resultados.

Sim, há diferenças de desempenho entre as ferramentas de buscas, porém são sutis. Entretanto, uma acaba por cair na preferência.

SEO, conteúdo digital para o robô de busca

Search Engine Optimization (SEO), ou traduzindo, Otimização para Motores de Busca. É o método para apresentar o seu conteúdo digital de modo a facilitar o trabalho de um robô de buscas na web.

Os algoritmos dessas buscas são estruturados para reunir e indexar termos de alta relevância para retornarem como resultados nas buscas. Conteúdos elaborados por uso de técnicas de SEO costumam facilitar o entendimento desses robôs. Deste modo o texto ganha posições melhores nos retornos de resultados de buscas.

Basicamente, essas técnicas consistem em escrever bem sobre o que se pretende dizer, de modo a ‘convencer’ o robô que o seu conteúdo possa ser relevante para quem busca por certa palavra ou expressão.

missão do Google: “organizar as informações do mundo todo e torná-las universalmente acessíveis e úteis.”

Com o tempo, as técnicas de SEO passam cada vez mais a serem adotadas por quem constrói conteúdo digital, o que propicia o seu aprimoramento.

Não perca o foco

Você não pode esquecer do principal. O seu conteúdo deve ser dirigido para o seu público-alvo. De nada adiantará trazer para a sua página visitantes que, ao tomarem contato com o seu real conteúdo, logo se frustrarão e abandonarão sua página.

Utilizar de técnicas conhecidas como Black Hat SEO podem trazer certo resultado a curto prazo. Todavia, isso logo não perdurará. É possível até haver o banimento do conteúdo digital dos resultados de busca.

As boas práticas (White Hat SEO)

Abaixo, apresento uma lista resumida das principais técnicas de SEO conhecidas e aplicadas atualmente:

  • Defina de duas até quatro palavras-chave;
  • Insira este bloco de palavras-chave algumas vezes ao longo do texto;
  • Se possível, introduza esse mesmo bloco de palavras-chave no título e subtítulo do texto e na sua URL;
  • Atribua uma imagem e a nomeie com as palavras-chave em caixa alta;
  • Insira alguns links de saída para conteúdos internos e externos ao longo do texto;
  • Escreva frases curtas e utilize de palavras de transição no texto;
  • Utilize palavras simples para uma melhor compreensão do texto.

A princípio pode parecer simples, mas não é tão fácil assim. Contudo, quem escreve conteúdo para web pode utilizar de alguns aplicativos que checam e indicam o nível do SEO do conteúdo digital enquanto esse é elaborado.

Pegue carona e acelere por um atalho

Você pode posicionar a sua loja em uma rua pouco movimentada. Vai ser um pouco mais difícil, mas aos poucos e com o tempo seu público-alvo te encontrará.

Agora, imagine essa mesma loja com um posto avançado de atendimento em uma filial, localizada em uma avenida com grande movimento.

Com toda certeza, essa possibilidade atrairá seu público mais rapidamente, e poderá trazer inclusive aqueles que não procuravam por sua loja e apenas a encontraram por passar pela avenida.

Isso é o mesmo que oferece um portal de listagem.

O portal de listagem costuma ter um posicionamento na web mais elevado do que uma página sozinha conquistaria. Manter uma página com conteúdo digital de sua empresa em um portal de listagem acelera a sua presença na web.

Assim, o seu público-alvo poderá vir a encontrar sua empresa na web mais facilmente.



Autor: Marco Antonio Portugal
Marco Antonio Portugal. Mestre em Gestão da Inovação e Engenheiro Civil pelo Centro Universitário da FEI, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, MBA Executivo em Administração pelo Ibmec e MBA em Administração pelo Centro Universitário da FEI, possui mais de 25 anos de experiência no setor de Construção Civil. Possui certificação como Project Management Professional – PMP® pelo Project Management Institute – PMI.

Deixe um comentário