Como construir sua presença na web e conquistar mais pedidos de orçamentos

Em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo se torna imprescindível para uma empresa possuir uma boa presença na internet que a possibilite obter mais pedidos de orçamentos.

Entretanto, não basta ‘apenas’ ter uma página na internet. Para uma boa presença na web são necessárias algumas medidas adicionais.

Desse modo, essa importante ferramenta de prospecção e obtenção de novos negócios poderá ser realmente utilizada ao seu favor. Todavia, caso sua empresa fique com o ‘apenas’, isso poderá mais atrapalhar do que ajudar.

Decerto não há uma regra pronta e infalível. O que existem são recomendações, experiências obtidas principalmente com base no comportamento dos motores das ferramentas de busca na web, como por exemplo o Google e o Bing.

Aqui, você verá algumas das principais dicas.

Sua página na web

É importante que o conteúdo da sua página na web corresponda integralmente com as informações atualizadas da sua empresa.

Imagine, uma empresa interessada em lhe apresentar alguns pedidos de orçamentos com base no conteúdo de sua página e ao entrar em contato você é obrigado a se desmentir, porque atualmente sua empresa não faz mais aquilo que pelo seu site diz fazer.

Outra armadilha é divulgar telefones e principalmente endereços de e-mail que ninguém responde.

Sua empresa pode estar perdendo pedidos de orçamentos recebidos por e-mail apenas porque ninguém lê as mensagens recebidas na caixa postal de endereço ‘contato’ ou ‘fale conosco’.

Por fim, mantenha uma página web tecnologicamente atualizada. Isso, por dois motivos. Em primeiro lugar, o aspecto visual de sua página.

Certamente sua página apresentará um aspecto visual mais atraente ao utilizar de recursos mais atuais na sua construção.

Em segundo lugar, o desempenho de apresentação da página.

Ou seja, quanto mais rápida e otimizada for a página ao ser aberta em um navegador web, maiores as chances de robôs a priorizarem nos resultados de buscas.

Páginas ‘antigas’ e / ou mal construídas tendem a ficar para o final da fila em um resultado de buscas na web.

Mídias sociais

Antes de mais nada é preciso entender o comportamento do seu público-alvo. Ele frequenta as mídias sociais? De que modo? Quais mídias, com qual frequência e com qual conteúdo?

Isso é para não sair registrando contas em mídias sociais que nada terão a contribuir para divulgação da sua empresa e dos negócios que ela realiza.

Tenha em mente que a conta aberta em uma mídia social é uma conta a ser mantida. E manter uma dessas contas consiste em se fazer presente.

Compartilhar conteúdo, publicar, curtir, comentar, interagir com os demais participantes.

A plataforma precisa ‘sentir’ sua presença. Deste modo, o perfil da sua empresa estará sempre em evidência.

Conquiste mais pedidos de orçamentos

Tomados os cuidados mínimos sua empresa, até aqui, não terá feito nada além do básico. Como então se destacar dos concorrentes e ter realmente chances maiores de obter mais convites para pedidos de orçamentos?

Uma das alternativas é pagar para sair primeiro nos motores de busca ou, como dizem, pagar para ‘impulsionar’ conteúdo nas mídias sociais.

Essas medidas podem ajudar, mas há outras medidas possíveis, com investimento bem menor, que poderão trazer mais resultados e em um menor tempo.

Diretórios de conteúdos

Os diretórios de conteúdos seriam o equivalente a um catálogo ‘páginas amarelas’ digital.

Uma das principais vantagens dos diretórios de conteúdos está em colocar a sua empresa em categorias que classifiquem os serviços por ela executados.

Quase 80% dos contratantes recorrem a diretórios de conteúdo para encontrar um fornecedor local, principalmente quando esses diretórios oferecem depoimentos e avaliações sobre o desempenho das empresas anunciadas.

Gerenciamento de Relacionamento com Fornecedores

Outra possibilidade está em fazer parte e utilizar uma plataforma de gerenciamento de relacionamento com fornecedores, ou SRM, como é conhecida pela sua sigla em inglês para Supplier Relationship Management.

Por meio dessa plataforma as empresas podem estabelecer níveis de parcerias e gerenciarem de modo otimizado suas demandas de orçamentos, sejam para o pedido de cotação de preços ou para o recebimento de convites para participação de solicitações de propostas.



Autor: Marco Antonio Portugal
Marco Antonio Portugal. Mestre em Gestão da Inovação e Engenheiro Civil pelo Centro Universitário da FEI, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, MBA Executivo em Administração pelo Ibmec e MBA em Administração pelo Centro Universitário da FEI, possui mais de 25 anos de experiência no setor de Construção Civil. Possui certificação como Project Management Professional – PMP® pelo Project Management Institute – PMI.

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