Como ganhar dinheiro com treinamentos

As empresas deixam de ganhar dinheiro no que diz respeito a dar oportunidades para o desenvolvimento de seus colaboradores. Uma empresa precisa observar seus colaboradores e analisar seus verdadeiros dons e habilidades, senão tanto a empresa como o colaborador estarão perdendo muitas oportunidades de crescimento.

A realização  de atividades que busquem novos desafios e o acesso a treinamentos específicos, associados com um bom plano de carreira e benefícios, são fundamentais para o desenvolvimento empresarial e pessoal.

Um líder precisa estimular a motivação no ambiente de trabalho, dando incentivos profissionais e perspectivas de futuro aos seus colaboradores. Desta forma, os dois lados são beneficiados. Já que o funcionário fica motivado e mantém sua atividade diária produtiva e organizada,  a empresa consegue crescer com esses talentos. Às vezes, apenas a motivação salarial não basta e é preciso olhar o trabalho com perspectivas futuras para a motivação ser completa.

Com uma equipe motivada e valorizada pelo seu trabalho, a empresa produz muito mais e melhor. Cada pessoa possui habilidades e competências pessoais, e o ideal é que haja uma consciência da empresa em colocar cada funcionário em funções relacionadas com seus pontos fortes. Definir o verdadeiro trabalho que o profissional irá realizar na organização o faz se sentir mais valorizado, contribuindo para sua motivação.

Ganhar dinheiro ao invés de perdê-lo

A maioria das empresas não se preocupam com treinamentos e muito menos os vêem como peças importantes para o desenvolvimento e crescimento das áreas, o que ocorre somente por meio das pessoas. O que seria das empresas sem os seus colaboradores? Estimulando o aprendizado contínuo, as organizações adquirem aliados competentes e interessados, capazes de criar mais, pensar mais, agir mais e, claro, lucrar mais.

Pior talvez que a total ausência de treinamentos seja uma política de treinamentos aplicada erroneamente, que faz deixar de ganhar dinheiro com eles. Cuidado com a armadilha da “meta de treinamentos”. A realização de treinamentos em excesso, por exemplo, pode mais atrapalhar do que contribuir. O mesmo ocorre na escolha de temas ou da metodologia de aprendizagem inadequados, ou até pela escolha de um instrutor inadequado. 

Por fim, colocar um funcionário para realizar treinamentos que para ele sejam desagradáveis ou desinteressantes, possui o mesmo efeito de colocá-lo a realizar funções no trabalho distintas do seu perfil profissional e pessoal. É jogar dinheiro fora.



Autor: Maria Gabriela Portugal
Maria Gabriela Portugal. Administradora de Empresas pela PUC-UNIFAI, Empresária, Contadora Técnica e Jornalista, possui vivências diversas em setores empresariais, o que lhe permitiu acumular competências que abrangem as áreas organizacionais mais relevantes, com especial destaque sobre a comunicação empresarial, como as empresas relacionam-se com os clientes e com a sociedade.

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