ESG o que é? Por que devo implementá-lo?

ESG, seria essa mais uma moda que inventaram? Antes de mais nada vamos conhecer o significado dessa sigla.

A sigla, em inglês, significa environmental, social and governance” (ambiental, social e governança, em português).

Isso envolveria avaliar o quanto uma empresa estaria comprometida com as questões ambientais, quais seriam suas medidas socialmente positivas e seu posicionamento ético.

A proposta teve inicio em 2004, após um pedido da ONU para que as instituições financeiras passassem  a considerar esses temas nas suas avaliações sobre as empresas.

Entretanto, a sigla somente veio a tomar maior significado em 2020, ao ter sido relatada no relatório anual da BlackRock, maior gestora de fundos do mundo.

Logo após, o mercado passou a olhar e a buscar investir em empresas que se demonstrassem engajadas sobre esses temas em seus negócios.

Essa medida tem se demonstrado uma boa escolha. Carteiras de investimentos com empresas ESG têm se demonstrado mais rentáveis do que as demais.

Como implementá-lo

Caso a preocupação da empresa seja ‘apenas’ implementar ESG, aqui surge a grande questão. Não é algo que se implemente, ao menos não como possa se imaginar de princípio.

Trata-se de algo que vai além de uma implementação. Primeiramente, a empresa precisa ser avaliada, de fora para dentro, em como conduz seus negócios com relação a ESG.

A depender dessa avaliação, a empresa interessada em seguir na evolução de seus princípios poderá traçar sua estratégia e começar a executá-la.

É uma mudança e uma evolução constante de valores. Não é algo que se implemente, com início, meio e fim.

Em outras palavras, não há uma regra a seguir. Não existe um manual, uma norma, uma cartilha a ser cumprida.

Não existe também, um selo, um certificado a ser pendurado na parede. Contudo, vejamos, os benefícios podem vir a ser muito maiores do que qualquer rótulo que se pudesse obter.

Afinal, princípios verdadeiros e positivos somente podem levar a bons resultados.

ESG é para todos

Trata-se de algo óbvio. Uma empresa que decida realizar negócios sob princípios sociais, ambientais e éticos positivos, adota indiretamente facilitadores para condução de qualquer negócio e de qualquer tamanho.

Não necessariamente é preciso abranger os três pontos de modo equilibrado. Pode-se, obviamente, estar alinhado mais fortemente com um tema do que com outro.

Isso dependerá de cada empresa e, especialmente, de como o seu negócio relaciona-se com o ESG.

Por exemplo, uma empresa que atue com um número expressivos de colaborados deverá ter maior preocupação, e por conseguinte, maior oportunidade em demonstrar seus alinhamento, com os aspectos sociais.

De mesmo modo ocorreria com uma empresa que atue para o setor público. Sua preocupação com a integridade, devido a exposição, torna-se maior, e assim também poderá demonstrar seu comprometimento com a ética empresarial.

Por fim, mesmo que seja uma ‘moda’, mesmo que no futuro não venha mais a ser dada ênfase ao ESG, podemos concluir claramente que uma empresa não mais atinge facilmente valor e sucesso se não reconhecer e possuir princípios sociais, éticos e de preservação ambiental em seus negócios.  



Autor: Marco Antonio Portugal
Marco Antonio Portugal. Mestre em Gestão da Inovação e Engenheiro Civil pelo Centro Universitário da FEI, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, MBA Executivo em Administração pelo Ibmec e MBA em Administração pelo Centro Universitário da FEI, possui mais de 25 anos de experiência no setor de Construção Civil. Possui certificação como Project Management Professional – PMP® pelo Project Management Institute – PMI.

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