Você sabe quais são os melhores países para startups?

Quais os melhores países para startups? Você certamente já deve ter se perguntado a respeito disso. E entre as cidades, quais seriam as melhores?

Uma busca rápida pela internet traz algumas respostas, entretanto, o relatório elaborado pela empresa StartupBlink parece ser o mais completo.

Com informações anuais desde 2017, a empresa mapeia o ecossistema de startups e centros de pesquisas mais abrangente do mundo.

Essa fonte de informação propicia aos desenvolvedores de ecossistemas do setor público, organizações inovadoras e pesquisadores o conhecimento e as ferramentas para mapear, marcar e aumentar seus ecossistemas de startups.

A base conta com dezenas de milhares de startups, espaços de coworking e aceleradores.

Melhores países para startups

O relatório de 2021 foi disponibilizado e você poderá baixá-lo aqui

Em número macros, que podem ser avaliados pela ferramenta disponível na página da empresa, vemos o Brasil em posição de destaque, ocupando a 24a posição geral no ranking de países.

RANKING PAISES STARTUPS - ANUVA

Igualmente podemos perceber outra informação sobre o Brasil nesse quadro. Em relação à 2020 houve um recuou de quatro posições no ranking.

Em relação aos países formadores dos BRICS, estamos à frente apenas da África do Sul, que ocupa a 48a posição. 

Acima de tudo, somos o terceiro país das Américas, logo após de Estados Unidos e Canadá, e o primeiro da América Latina.

Além disso, somos também o primeiro país entre os de lingua lusófona, à frente de Portugal, que aparece na 27a posição.

Classificação por setores

Outra informação interessante para consultar entre os melhores países para startups é qual o posicionamento do Brasil por setores.

O resultado geral é dividido em uma série de setores. Abaixo, o posicionamento do Brasil no ranking de 2021 em cada um desses setores frente aos demais países.

Decerto, o que logo percebemos ao analisar esses posicionamento é o quanto ainda existe de oportunidades para serem exploradas e que, pelo visto, estamos no caminho certo. 

Cidades

Logo após a pergunta sobre os melhores países para startups perguntamos, quais as melhores cidades? O relatório também oferece essa visão.

No ranking de cidades vemos São Paulo na 20a posição. É a primeira na posição entre as cidades da América Latina, seguida pela Cidade do México na 50a posição.

Entre os setores, a melhor posição está na Fintech, onde São Paulo está na 5a posição mundial, atrás apenas de (na ordem) São Francisco, Londres, Nova Iorque e Singapura.

Inscrições

A página da empresa oferece espaço para inscrições de startups, coworking’s, aceleradoras e demais organizações voltadas para o assunto.

Ficamos com a expectativa do nosso posicionamento evoluir nas próximas edições anuais do relatório, em especial pela contribuição que o marco legal das startups e do empreendedorismo inovador deverá propiciar para o setor.



Autor: Marco Antonio Portugal
Marco Antonio Portugal. Mestre em Gestão da Inovação e Engenheiro Civil pelo Centro Universitário da FEI, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, MBA Executivo em Administração pelo Ibmec e MBA em Administração pelo Centro Universitário da FEI, possui mais de 25 anos de experiência no setor de Construção Civil. Possui certificação como Project Management Professional – PMP® pelo Project Management Institute – PMI.

Deixe um comentário