Contabilidade online, conheça nossa avaliação

Contabilidade online já não é mais uma novidade.

Afinal, o serviço digital está disponível no Brasil desde 2013, ou seja, há quase 10 anos.

Anteriormente, era preciso contratar um escritório de contabilidade ou ter um contador próprio na empresa.

Ocorre que a limitação de recursos e a baixa digitalização dos processos fazia com que os escritórios de contabilidade conseguissem atender poucos clientes, o que encarecia o serviço.

Com a disponibilidade do serviço ocorrendo de maneira digital, os escritórios otimizaram seus processos e isso possibilitou a oferta a um custo em geral 10 vezes menor que o modelo tradicional.

Por outro lado, a digitalização do governo promovida nos últimos 4 anos também contribuiu para o processo de contabilidade de uma empresa se tornasse cada vez mais ágil.

E os preços tem caída ainda mais.

A concorrência e a oferta de mais e mais empresas que prestam esse tipo de serviço tornou o setor bastante movimentado.

Como avaliar

Com poucas alternativas, há alguns anos a tarefa de avaliar e decidir por qual contabilidade online contratar era mais simples.

Atualmente, com uma oferta bem maior de empresas, essa avaliação tornou-se, no mínimo, mais demorada de ser feita.

Entretanto, com algumas dicas, você poderá seguir com uma avaliação rápida e com resultado mais preciso.

Antes de mais nada, trace o que é importante para você.

Preço (custo) mensal do serviço, meios de atendimento disponibilizados e serviços mínimos incluídos no preço são os principais.

Por exemplo, caso necessite de um sistema que ofereça a emissão de notas fiscais, sua busca ficará restrita a empresas que ofereçam tal recurso.

Contudo, grande parte das empresas já oferecem pacotes similares de serviços.

A construção de uma tabela com essas informações facilitará seu processo de análise.

Como é, na prática

Essa é uma realidade, que não abrange unicamente a contratação de contabilidade online.

Uma coisa é o que te oferecem no site, pelo e-mail, ao telefone, enfim, qual tenha sido o meio de contato que teve com a empresa antes de contratá-la.

Já no dia a dia, a realidade em alguns casos costuma surpreender negativamente.

Aquele atendimento rápido que te prometeram, por exemplo, tem levado alguns dias para ocorrer.

O contato por telefone, prometido como disponível sempre que necessário, na realidade está sempre ocupado.

As respostas por e-mail são demoradas e por muitas vezes atrasam ao ponto de causar algum problema pontual, como, por exemplo, o prazo par recolhimento de algum imposto.

Por fim, tudo pode parecer perfeito, entretanto, serviços pontuais, não considerados no pacote contratado, surgem com preços bem salgados.

Portanto, o nível de qualidade no atendimento e no serviço em geral precisa estar alinhado com o preço cobrado e, essencialmente, com seu nível de expectativas.

Sobretudo, busque alguma referência. Serviço digital, avaliação digital. A internet pode trazer algumas impressões sobre a empresa que considera contratar.

Nem que seja pelo Google ou pelo Reclame Aqui.

Nossa experiência

Efetuamos a avaliação e a contratação de contabilidade online em duas ocasiões. A primeira foi em 2019.

Nessa primeira contratação, o resultado da análise levou a escolha do menor preço de serviço e que houvesse um atendimento por telefone.

A falta de um processo de rastreamento de atendimento que permitisse, no mínimo, medir e acompanhar a solução das demandas transparentemente fez com que se buscasse outra opção na segunda ocasião.

Contudo, também houve alguns outros descontentamentos com essa primeira empresa ao longo de quase 2 anos.

Contabilivre

Na segunda ocasião, ocorrida há dois meses, digamos que nós “esbarramos” na Contabilivre, uma vez que ela não participou no nosso processo anterior.

Já no contato comercial a empresa marcou seu perfil de atendimento. Muito prático e rápido, as poucas dúvidas que surgiram fora logo esclarecidas.

O pacote que nos atendia estava alinhado com os oferecidos pelas concorrentes.

Todos os indícios nos levavam a crer em se tratar de uma boa contratação. O preço do serviço foi um atrativo final.

Nesse ínterim, todas as nossas expectativas foram atendidas e algumas até mesmo superadas.

A abertura da empresa, por exemplo, ocorreu em prazo muito menor que o previsto.

Por ora foi experimentado apenas o atendimento por e-mail, sempre registrado sob um número de protocolo.

As repostas são rápidas e, ao final do atendimento, há um processo de avaliação, demonstrando a empresa estar preocupada com a qualidade do serviço.

Caso necessite abrir uma empresa ou trocar de contabilidade, acesse esse link para entrar em contato com eles.

Por fim, pode-se dizer que o diferencial da empresa está no seu portal. Não esperávamos por uma plataforma ao nível da oferecida pela Contabilivre, tão completa e de uso intuito.



Autor: Marco Antonio Portugal
Marco Antonio Portugal. Mestre em Gestão da Inovação e Engenheiro Civil pelo Centro Universitário da FEI, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, MBA Executivo em Administração pelo Ibmec e MBA em Administração pelo Centro Universitário da FEI, possui mais de 25 anos de experiência no setor de Construção Civil. Possui certificação como Project Management Professional – PMP® pelo Project Management Institute – PMI.

Deixe um comentário